sábado, 6 de junho de 2009

Categorias de base

CARTA AOS LEITORES QUE VEM CIRCULANDO PELA INTERNET.
PARA REFLEXÃO:

O nosso Imortal Tricolor iniciou o ano de 2009 com uma equipe de 63 profissionais (nunca antes na história do Grêmio houve tantos). Alguns chamam isso de profissionalismo. Eu poderia dizer que se trata de lotar de cargos e onerar mais e mais a folha do Clube. Se há algo errado a culpa é de quem contratou esses profissionais.
E falando em números, é bom destacar que hoje o Grêmio possui mais de 230 atletas. Fosse eu uma pessoa maldosa e comprometida com interesses outros poderia até mesmo imaginar que a política nas bases até dezembro de 2008 era a de apostar quantidade e não na qualidade. Afinal, esse seria um grande argumento para justificar a manutenção dos 63 profissionais remunerados..
E falando agora sobre os atletas que estão compondo as categorias de base do Grêmio, é bom e deve ser destacado que a maioria dos jogadores são com participação de empresários. Os que são verdadeiramente crias do Grêmio e pertencem 100% ao Clube são muito poucos. E mesmo assim, TODOS já tem procuradores e empresários a representá-los.

Um detalhe interessante que eu creio ser importante destacar é que o início deste ano, nossas categorias de base apresentaram um vestiário com 19 jogadores no seu último ano de juniores. Novamente, eu posso até estar errado, mas isso é o maior erro numa administração de categorias de base. Ora, se o jogador já está com 20 anos e ainda não foi promovido ao elenco profissional é sinal que dali não vai surgir nenhuma ?promessa?.. Qual seria a razão de um grupo de base ter atletas estourando a idade??? Só por curiosidade, como era mesmo o nome daquele profissional remunerado tão idolatrado por alguns???

Creio que todos concordamos que o objetivo das categorias de base de um Clube como o Grêmio é o de fornecer constantemente jogadores para cima, para o grupo profissional.
Mas como o que interessa mesmo para alguns é o resultado de campo, não é preciso perder muito tempo para descobrir algumas informações importantes que alguns, maldosamente, escondem:

- O Grêmio não classificou nos juniores em razão de ter disputado um torneio na Holanda com os seus melhores atletas da categoria.
Foram 05 partidas: Um empate em 0x0 com a Seleção do Egito, que vai disputar o Mundial de sub-20, vitória de 1x0 sobre o PSV, derrota de 2x0 para o Liverpool e um empate em 1x1 com o Ajax. Em razão do formulismo do torneio, fato que os Profetas do Apocalipse escondem, ficamos fora da final por um gol, justamente pelo Ajax, que acabou sendo campeão e disputamos o sétimos lugar (novamente pela formula), pois na classificação geral ficamos em quinto. No último jogo, contra o Feyenoord, os nossos juniores ganharam. E ganharam os nossos atletas com essa experiência de jogos internacionais....

E essa experiência vai continuar. No próximo dia 10, os nossos atletas estarão viajando para a Itália. O Grêmio irá disputar um torneio contra equipes como o Milan, Genova, Atalanta e Sampdoria.
Ta, mas o Grêmio não foi desclassificado pelo Cerâmica Atlético Clube, de Gravataí??? Pois é, a delegação do Grêmio retornou da Holanda na terça e já no dia seguinte estava marcada a partida contra o clube de Gravataí. Graças a imensa sensibilidade do Presidente da FGF, que por sinal é conselheiro do nosso coirmão, não houve nenhuma possibilidade de transferência da data. A delegação desembarcou às 20h30 de terça e foram diretos para a concentração e jogaram na quarta às 15 horas, depois de 24 horas de avião em avião.

E aí fomos desclassificados, mas esses detalhes não são divulgados. Será que é pura desinformação ou má fé mesmo??? Ou será que a experiência conquistada pelos nossos atletas não vale mais que um gauchão???

E esses desinformados ainda se esquecem que jogadores como Douglas Costa, Roberson, Maylson, Saymon, Mithuê, todos com idade para estarem no elenco da base e que foram promovidos poderiam ter jogado o campeonato campeonato gaucho da categoria.
Não tenho procuração para defender os responsáveis pelas categorias de base do Grêmio, mas não posso deixar que tais críticas sejam divulgadas sem a devida resposta. E não foi preciso pesquisar muito para ter tais informações. É só ter boa vontade e o dever de bem informar.

Saudações tricolores.

Eduardo Bernardon

Sócio Patrimonial ? Um dos milhares de DONOS do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense.

Nenhum comentário: