sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Fonte Inconveniente

Antes era o Limbo. Enquanto o Brasil se divertia nos estádios com seu festival de musiquetas de gincana de colégio, surgia a Geral do Grêmio buscando apoiar o Imortal de forma mais efetiva, intransigente e incondicional, como é o amor pelo Grêmio. De meia dúzia do Portão 18 passaram a milhares no portão 10 e se tornou referência. A imprensa nacional sempre fechou os olhos e ouvidos para o que não está no alcance da visão de suas janelas. Nada mais normal portanto, que a Geral tenha sido percebida pela imprensa gringa antes da nacional.

Começou a ficar difícil ignorar o que estava acontecendo por essas bandas à medida que seus times de coração voltavam para o eixo com um zumbido no ouvido que não era do avião. Tentativas de cópias da Geral emergiam do RS ao restante do país. O fato teve que ser mencionado, mesmo que não compreendessem direito o que estava acontecendo.

Talvez por conseqüência da qualidade de ensino no país, os fatores geográficos, históricos e culturais não são levados em consideração. Por essa desinformação mais a conveniência, ficava mais fácil rotular a torcida do Grêmio de argentina, como se este fosse um termo pejorativo num estado geograficamente e culturalmente mais próximo dos castelhanos uruguaios e argentinos.

Pois o mundo dá voltas e a influência chegou ao centro do país de mala e cuia, mesmo assim a imitação nem é mencionada, pois a fonte se tornou inconveniente. Na cara-dura, o fato é tratado como um novo comportamento que surgiu do nada. Em mais um capítulo do desrespeito, uma matéria em rede nacional esta manhã enalteceu músicas copiadas por torcidas cariocas pela sua (pasmem) criatividade. A fonte foi mais uma vez deixada de lado.

Podem anotar, muito em breve ouviremos um “Eu sou do Rio! É só olhar pra ver que eu sou do Rio! E dale-dale ôôô”, enaltecido em rede nacional, com legendinha e tudo.

Para não ficar só na esfera da torcida. Vale lembrar do recente alarido pelas TVs via web de Flamengo e Corinthians. Enquanto a GrêmioTV funciona desde o ano passado.

Fonte: Blog do Torcedor

4 comentários:

snoopy disse...

esse texto é show de bola!
verdade pura.
só agora eu fui ver o tal vídeo do bom dia brasil.
achei até estranho eles citarem que o botafogo foi o primeiro, com a música "ninguém cala...".
não sei como eles não arranjaram uma música dos mulambos e disseram que foram eles que começaram. afinal, salve a maioria!
mas, pelo vídeo, reconheço que a torcida do grêmio que é a pioneira.
justiça seja feita.
a torcida do vasco canta uma música no ritmo da cantada pela do grêmio ainda em 2006.
a gente daqui, que é louco por futebol, sabe da festa que a torcida do grêmio faz, pelos jogos que a gente vê.
mas nunca tinha reparado uma música como as cantadas aqui.
e o texto do blog do torcedor mostra porque não sabíamos...
enfim, parabéns para a torcida do grêmio.
não sei quem é maior: se a torcida ou o time.
abraço e saudações botafoguenses!!!

Carlão Azul disse...

Amigo, linkei seu blog e corrijo uma injustiça. Não sabia que tinha me linkado aqui. Agradeço e peço desculpas por só agora retribuir.

Força e sorte ao Grêmio, o tricolor gaúcho.
Saudações Celestes
SITE/BLOG.....CRUZEIRO: O MAIOR DE MINAS
Sou Cruzeirense-Site
Sou Cruzeirense-Blog
ENTREM E SINTAM-SE A VONTADE

MUNDO FUTBOLERO BLOG disse...

che hoy publique un posteo sobre el record de palermo y quería saber que opinan.

Carlão Azul disse...

Valeu, temos de lutar contra essa imposição das REDES NACIONAIS que teimam em levar ao ar PROGRAMAÇÕES COM CONTEÚDO REGIONAIS e assim tentam enfiar goela abaixo tudo que envolve o mundo do eixo Rio-SP como se não tivessemos cultura e valores próprios.....

E por falar em tv web.....



Saudações Celestes
SITE/BLOG.....CRUZEIRO: O MAIOR DE MINAS
CONHEÇA UMA NOVIDADE AZUL – 5 ESTRELAS
CONHEÇA UMA NOVIDADE AZUL – 5 ESTRELAS
ENTREM E SINTAM-SE A VONTADE