sábado, 19 de janeiro de 2008

Grêmio 3x0 XV de Novembro

Jogando no estádio Olímpico, neste sábado, o Grêmio estreou com o pé direito no Gauchão 2008 ao aplicar 3 a 0 sobre o XV de Novembro. O resultado foi obtido de forma tranqüila e foi saudado pelos jogadores e pelo técnico Vagner Mancini(foto), uma vez que os dois jogos-treinos realizados durante a pré-temporada haviam deixado a torcida desconfiada, o zagueiro Léo abriu o marcador aos 15 minutos do primeiro tempo, o primeiro gol do Gauchão 2008. Anderson Pico ampliou aos 25, e, aos 17min da etapa final, Willian Magrão deu números finais ao confronto.

Na próxima rodada, às 21h45min de quarta-feira, em Sapucaia do Sul, o Tricolor enfrenta a Sapucaiense, que estréia na Primeira Divisão neste ano. Já o 15 tenta a recuperação diante do Caxias, em Campo Bom, às 19h30min.

O jogo
A ansiedade de uma partida inaugural não atrapalhou a equipe do Grêmio nos minutos iniciais do confronto diante do 15 de Novembro. Pelo contrário, bem postado em campo e jogando de maneira simples, o time de Vagner Mancini controlou as ações do jogo durante toda primeira etapa.
Com destaque para a movimentação de Anderson Pico e Jonas, mesmo sem exercer forte pressão no ataque, os donos da casa não encontraram dificuldades para abrir o placar. Aos 15 minutos, após falta sofrida justamente por Jonas, Pico soltou a bomba na cobrança do bico da grande área pela direita e, no rebote do goleiro Márcio Angonese, Léo completou para o fundo das redes.
O centroavante Reinaldo teve boa oportunidade ao cabecear por cima da meta no minuto seguinte à abertura do marcador. E mesmo com atuação discreta, o atacante foi útil na ajeitada para Anderson Pico anotar o segundo. Aos 25min, da altura da meia-lua, o lateral, com o lado interno do pé direito colocou a bola com precisão no canto esquerdo do gol da equipe de Campo Bom.
Sem conseguir se impor na partida, o 15 de Novembro viu sua situação complicar ainda mais aos 32 minutos após a expulsão do meia Jacozinho, que chutou Pico já fora de campo em uma jogada na linha de fundo de ataque. Se a produção ofensiva dos primeiros 45 minutos havia sido fraca, o segundo tempo começou com o Tricolor em cima do adversário. Mérito especial para André Luiz, responsável por três jogadas seguidas de gol. Na primeira delas, aos 5min, no passe preciso de Jonas já dentro da área, o camisa 8 carimbou o poste. No minuto seguinte, chutou em cima do goleiro e obrigou o zagueiro a afastar o perigo que rondava a meta de Márcio. E aos 9, em jogada individual de velocidade, deixou os zagueiros para trás, penetrou na área pelo lado direito e disparou o chute por cima.Já aos 11min, foi a vez de outro meia estreante desperdiçar boa oportunidade de gol. Livre, Peter recebeu metida de bola de Jonas, mas concluiu mal para fora.
Mas ao 17, o número 10 se redimiu ao recuar a bola para Willian Magrão bater colocado e ampliar o escore. A batida saiu fraca, mas um leve desvio no meio do caminho foi o suficiente para enganar Márcio Angonese.
Com a vitória assegurada, aos 20 minutos, Mancini optou por mandar a campo o centroavante Tadeu visando poupar Jonas, que reclamava de dores musculares ainda em Bento Gonçalves. Logo em seguida trocou André Luiz pelo jovem lateral-direito Felipe Mattioni. E na sua última modificação, o comandante tricolor sacou Reinaldo para a entrada de Adilson.Restavam cerca de 10 minutos quando ambas as equipes se preocuparam mais em tocar a bola do que procurar o gol. Enquanto o Grêmio administrava o resultado, o 15 parecia se satisfazer em não sofrer mais gols.
No final das contas, de todas as estréias gremistas , oito no total, a do goleiro Victor foi a mais tranqüila, uma vez que foi exigido apenas em algumas intervenções, sem precisar executar nenhuma defesa de grande dificuldade.
Gauchão 2008
1ª rodada
Grupo 1
Grêmio 3 x 0 15 de Novembro
Local: Estádio Olímpico
Data: sábado, 19 de janeiro de 2008
Árbitro: Ânderson Daronco
Assistentes: Paulo Ricardo Conceição e José Franco Filho
Cartões amarelos
Xandão, Jacozinho (15 de Novembro); Jonas, Wágner (Grêmio)Cartão vermelho: Jacozinho (15 de Novembro)
Gols
Léo (Grêmio), aos 15min/1ºtempo.
Anderson Pico (Grêmio), aos 25min/1ºtempo.
Willian Magrão (Grêmio), aos 17min/2ºtempo.
Grêmio
Victor; Paulo Sérgio, Léo, Wágner e Anderson Pico; Eduardo Costa, William Magrão, Peter e André Luiz (Felipe Mattioni); Jonas (Tadeu) e Reinaldo (Adilson).
Técnico: Vagner Mancini
XV de Novembro
Márcio Angonese; Adams, Ferron, Xandão e Alex (Émerson); Edmílson, Edinho, Alexandre e Marco Aurélio Jacozinho; Castor (Juari) e Kelson (Éder Machado).
Técnico: Edson Porto

Nenhum comentário: