quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Grêmio 3x1 Vasco

O Grêmio venceu o Vasco da Gama, por 3 a 1, na noite da desta quarta-feira, no estádio Olímpico e a vitória contra um adversário direto por uma das vagas para a Copa Libertadores fez com que a equipe gaúcha se aproxime dos líderes da competição. Durante os 90 minutos, a equipe comandada por Mano Menezes foi superior ao adversário e venceu com autoridade. Até esta quinta-feira, quando Botafogo e Palmeiras se enfrentam, o tricolor ficará na 5ª colocação com 28 pontos. No sábado, às 18h10min, o Grêmio enfrenta o Cruzeiro, no Mineirão, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O jogo
O Grêmio iniciou o jogo pressionando o Vasco da Gama a partir do campo de defesa e atacando pelas laterais principalmente com Ramón, Tcheco e Diego Souza. Em uma saída de bola errada dos defensores cariocas, Eduardo Costa tentou a progressão e foi derrubado a três passos da meia lua da grande área. Aos nove minutos, Bustos bateu a falta com perfeição no ângulo direito de Silvio Luiz e fez 1 a 0 Grêmio. Com o gol, o Vasco partiu para cima do Grêmio. Aos 14min, em uma bobeira dos jogadores Léo e Tcheco, a bola sobrou para Alan Kardec. O atacante vascaíno chutou forte e rasteiro no canto inferior esquerdo de Saja e igualou o marcador. Dois minutos depois, Tuta desviou de cabeça para Ramon dentro da grande área, o meia tirou o marcador da jogada e chutou forte para colocar o tricolor novamente na frente. Em um jogo de alta movimentação, aos 17min, Alan Kardec aproveitou um cruzamento do lado direito de ataque e cabeceou para o chão. Saja bem colocado fez uma defesa difícil e evitou o segundo gol do Vasco. Aos 25min, Tcheco cobrou escanteio do lado esquerda na cabeça de Tuta, mas a bola passou próxima ao poste superior da goleira de Silvio Luiz. Três minutos depois foi a vez de Alan Kardec cabecear raspando o travessão de Saja.
Mesmo na frente do placar, o Grêmio seguiu pressionando. Aos 35min, Tuta perdeu uma boa oportunidade ao cabecear nas mãos de Sílvio Luiz, sem nenhum marcador, depois de uma cobrança de falta de Tcheco pelo lado direito de ataque. No restante do primeiro tempo, ambas as equipes seguiram procurando o gol. O tricolor marcava a partir do meio de campo e buscava os contra-ataques para tentar ampliar. Já os cariocas, usavam principalmente as laterais para chegar até a área gremista, mas com finalizações erradas o primeiro tempo terminou com o placar de 2 a 1 para o Grêmio.
As duas equipes retornaram para a segunda equipe com os mesmo jogadores. Aos três minutos, Hidalgo lançou Tuta pelo lado esquerdo de ataque. O centroavante invadiu a grande área e bateu tentando surpreender Silvio Luiz, mas a bola tomou elevação e saiu pela linha de fundo. Aos nove minutos, Marcelo Labarthe recebeu o segundo cartão e acabou expulso. Para recompor o meio de campo, a comissão técnica gremista colocou Sandro Goiano na vaga de Ramon.
Aos 17min, Jorge Luiz fez falta violenta em Tcheco e acabou recebendo o segundo cartão amarelo. Com a expulsão, as duas equipes voltaram a ter o mesmo número de jogadores. Até os 20min, o Vasco da Gama tinha uma maior posse de bola, mas criava poucas oportunidades de gol e deixava espaços para os contra-ataques. Já o Grêmio, usava a velocidade de seus meio-campistas para tentar ampliar o marcador, mas tinha dificuldades para superar a boa marcação da defesa carioca.
Diego Souza teve uma boa oportunidade de fazer o terceiro, mas desperdiçou chutando para fora, sem marcação, aos 21min, depois de cruzamento de Tuta. Aos 24min, o centroavante recebeu lançamento próximo a entrada da grande área e puxou os dois zagueiros na marcação. Em um lance de muita qualidade, Tuta passou para Hidalgo, de calcanhar. O lateral observou a entrada em velocidade de Sandro Goiano e fez o passe. O volante chutou forte e fez o terceiro gol do Grêmio. Aos 36min, Wagner Diniz recebeu lançamento dentro da grande área, driblou Saja, mas chutou alto sobre o poste da goleira gremista. No restante do segundo tempo, o Vasco procurou incessantemente diminuir a diferença, mas o tricolor demonstrou superioridade e venceu a partida com autoridade.

Ficha do jogo:
Grêmio 3 x 1 Vasco da Gama

Grêmio
Saja; Bustos (Patrício), William, Léo e Hidalgo; Eduardo Costa, Labarthe, Tcheco (Adilson) e Diego Souza; Ramon (Sandro Goiano) e Tuta
Técnico: Mano Menezes

Vasco
Silvio Luiz; Vilson (Leandro Bonfim), Julio Santos e Jorge Luiz; Wagner Diniz, Amaral, Perdigão (Roberto Lopes), Marcelinho e Rubens Júnior; Alan Kardec (Abuda) e Leandro Amaral.
Técnico: Celso Roth

Cartões Amarelos:
Grêmio - Labarthe, Bustos
Vasco da Gama - Jorge Luiz, Amaral, Leandro Amaral

Cartões Vermelhos:
Grêmio - Labarthe (2º amarelo)
Vasco da Gama - Jorge Luiz (2º amarelo)

Local: Estádio Olímpico, Porto Alegre (RS)
Árbitro: José Henrique de Carvalho (SP)
Assistentes: Ednilson Corona (Fifa/SP) e Maria Eliza Correia Barbosa (SP)

Nenhum comentário: